Registro de domínio

O Registro de domínio é necessário, assim é possível os usuários acessar o site digitando o URL que escolheu no seu browser. Exemplo, alguém pode chegar ao nosso site digitando no navegador dicaseinternet.com, que é precisamente o nosso domínio.

O domínio é único e cada site no mundo tem um diferente. Podemos fazer o registro de domínio com qualquer nome desejado, se ele já não tenha sido registrado com outro usuário.

Quando se faz o registro de domínio, há muitos aspectos a considerar. Exemplo:

  • Qual extensão irá escolher.
  • Quanto tempo tempo irá registrar o domínio?

Vamos explicar como registrar um domínio e quais são os aspectos mais importantes a pensar antes de fazer a compra. Nós também lhe daremos as referências a vários sites que achamos confiável onde podemos comprar domínios.

Fazer o registro de domínio é o primeiro passo.

Criar qualquer site ou exemplo, um blog em WordPress, comprar um domínio é de fato necessário. Ele não só é necessário, mas é uma das escolhas mais importantes que vamos fazer! Na verdade, embora seja possível mudar a sua mente a mudar um domínio diferente caso já tenha escolhido um (que acabamos de escrever um post sobre este assunto), é muito importante escolher o domínio com base no conteúdo se possível.

Além de escolher o domínio correto, também devemos tentar escolher o melhor fornecedor a suas necessidades. Em primeiro lugar, deve considerar se você só precisa de domínio ou até mesmo o espaço de uma hospedagem de sites. No segundo caso, pode ser muito mais conveniente comprar domínio e hospedagem juntos.

Seja qual for a sua situação, antes de registrar o domínio, deve certificar-se de:

  • escolher um serviço que oferece excelente suporte.
  • que permite gerenciar suas contas com facilidade e de forma autônoma.
  • que garante excelente desempenho (em relação a hospedagem).

Não se deixe intimidar com a infinidade de fornecedores disponíveis. Nos últimos quatro anos, temos testado dezenas de serviços na compra de domínios e hospedagem de sites. Portanto, vou tentar ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

Antes de falar especificamente dos serviços oferecidos de vários fornecedores, no entanto, temos algumas informações gerais em outros posts que irão ajudá-lo a fazer a melhor escolha de um domínio.

O que é um domínio?

Registro de domínio

 

O domínio é um nome que serve para localizar e identificar seu blog ou sua empresa na Internet. Ele é a base de sua identificação na Internet. É o nome de seus emails que é composto em uma extensão e também o nome de seu site.

Estes nomes são normalmente chamados de “domínios” (exemplo: dicaseinternet.com é o nosso domínio).

O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números. Todo computador na internet necessita de um endereço chamado de IP ou Internet Protocol ligado a internet afim de ser localizado.

Os endereços IP são uma sequência de números, como exemplo: 177.703.806.45.

E como os endereços de IP não são fáceis de memorizar a atribuição de nomes facilitam a memorização e localização dos sites ou servidores na internet.

A divulgação de domínios na internet fica a cargo das entidades registradoras que, se utilizam do protocolo hierárquico DNS para publicar as informações.

Registrar um domínio brasileiro, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.

O que são extensões de domínio?

Extensão de domínio são o que vem depois do nome que escolhemos e pode ser NOM.BR esta é uma exceção. Temos dezenas de extensões com ADV.BR, ENG.BR, NOM.BR, ADV.BR, ENG.BR, .COM.BR, .BLOG.BR e .COM. Como exemplo na escolha de um domínio hospedagem.com.br sendo a extensão .COM.BR.

Para resolução de conflitos no .BR foi instituído o Sistema de Arbitragem de Conflitos de Internet (SACI)[3], inicialmente adotado aos nomes de domínios sob o NET.BR, que tornou-se genérico. Sempre que um detentor de domínio COM.BR optar pela a preservação do nome no domínio NET.BR, qualquer controvérsia que surja e seja atinente a esse registro será solucionada através do procedimento arbitral.

Informações de contato sobre um domínio podem ser obtidas em uma ferramenta chamada WHOIS. Através do WHOIS pode se obter os dados de contato Administrativo, Técnico e Cobrança e informações sobre a configuração de DNS de qualquer domínio na internet.

Quais são as diferenças entre um domínio e um serviço de hospedagem de sites

Criar um site é preciso ter um domínio e um plano de hospedagem. Embora muitas vezes estes dois componentes são comprados juntos, eles são duas coisas distintas e diferentes.

O domínio é o endereço do seu site. Ou seja, o url (www.seunome.com) que os usuários digitam em seu navegador para chegar a sua página.

Exemplo, o domínio do nosso site https://dicaseinternet.com.

Um site pode ter apenas um domínio e um domínio pode ser registrado pela pessoa (ou empresa). O registro de um domínio tem a finalidade principal de “certificar-se de” uso exclusivo desta URL. Mas não é de forma alguma ligado ao fato de que ele está decidido a criar um site ou não.

Muitas pessoas registram domínios e, em seguida não usam, só porque eles querem que a URL não seja comprada e utilizada por outras pessoas. Em alguns casos, o domínio é utilizado apenas para a caixa de correio (ou seja, ter um endereço de e-mail personalizado). Finalmente, na maioria dos casos, um domínio está associado a um site.

Comprar um domínio não cria automaticamente um site. O registro permite apenas reservar a URL escolhida.

Existem diferentes tipos e diferentes preços de domínios. Na maioria dos casos, o registro de domínio custa cerca de R$40,00 a R$60,00 reais anual. Veja como analisar as diferentes opções disponíveis quando se compra um domínio com os melhores preços.

Conclusão:

Fazer o registro de domínio hoje é muito simples, o que esta a cada dia ficando mais difícil é encontrar um nome de domínio bom que seja relevante ao seu conteúdo. Ou que seja relacionado ao que você posta em seu blog ou site.

Também temos que preocupar com o serviço de hospedagem, pois a qualidade no processamento na abertura de seu site conta muitos pontos na vista dos buscadores como exemplo o Google. Quanto a hospedagem há uma série de fatores que podem derrubar seu site em se tratando do Google. Mais adiante falaremos mais sobre isso afim de tentar ajudar o máximo na escolha de sua host.

Faça seu comentário